terça-feira, 4 de junho de 2013

A estratégia é tudo

a estratégia é tudo
A estratégia é tudo

Oi pessoal. Hoje vou contar uma historia pra você mostrando o poder da utilização de estratégias especificas para atingir nossos objetivos. Primeiro vamos a algumas discussões sobre estratégia.

O processo de gestão estratégica é dinâmico e, portanto, precisa ser revisado e modificado com frequência. À medida que as mudanças nas atividades que realizamos acontecem, é preciso que se faça um realinhamento estratégico antes de prosseguimos com nossas decisões. Assim, antes de mais nada, vamos definir o que é estratégia só para lembrar. Segundo Mintzberg, estrtégia, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados. Dando uma olhada no Wikipédia (Sobre estratégia) - A palavra estratégia vem do grego antigo stratègós (de stratos, "exército", e ago, "liderança" ou "comando" tendo significado inicialmente "a arte do general"). Portanto estratégia é algo nos ajuda a tomar decisões específicas para alcançarmos os melhores resultados.

Pensar de maneira estratégica envolve esforços de fora para dentro, ou seja, ao percebermos o ambiente temos que fazer ajustes e direcionar nossas atenções para as ações mais eficientes e eficazes buscando minimizar as incertezas presentes nesse ambiente.

A boa comunicação é extremamente indispensável para a implementação de alguma estratégia. Sem a comunicação adequada não chegaremos a lugar algum. Uma estratégia bem comunicada funciona como uma alavanca para as melhores ações a serem tomadas, desde que se esteja trabalhando em equipe. O nosso comprometimento e envolvimento em prol da execução de algumas estratégias facilita a identificação de possíveis mudanças e refinamentos necessários ao bom andamento das ações que estão sendo e que serão tomadas.

E como tudo no mundo está conectado, empreender é a palavra mágica que fortalece todo o planejamento estratégico. Não devemos ficar focados apenas nos acontecimentos rotineiros e já esperados, precisamos sim, em todo momento, correr riscos calculados.

Aqui vai um exemplo que mostra o quanto a estratégia é importante para conseguirmos atingir nossos objetivos. Vejam se vocês conseguem identificar as incertezas e os riscos desse pai maluco.

A estratégia é tudo
Estratégia para casamento

                                                                A estratégia é tudo
Pai: Filho. Quero que você se case com uma moça que eu escolhi.
Filho: Mas pai, eu quero escolher a minha esposa.
Pai: Meu filho, ela é a filha do Bill Gates.
Filho: Bem nesse caso eu aceito.

Então o Pai (negociador) vai encontrar o Bill Gates.
Pai: Bill, eu tenho o marido para sua filha.
Bill Gates: Mas a minha filha é muito jovem pra casar.
Pai: Mas o jovem é vice-presidente do Banco Mundial.
Bill Gates: Nesse caso tudo bem.

Finalmente o Pai (negociador) vai ao Presidente do Banco Mundial.
Pai: Sr. Presidente, eu tenho um jovem que é recomendado para ser vice-presidente do Banco Mundial.

Presidente do Banco Mundial: Mas eu já tenho muitos vice-presidentes, inclusive mais do que o necessário.
Pai: Mas Sr., este jovem é genro do Bill Gates.
Presidente do Banco Mundial: Neste caso ele está contratado.

Moral da história: Não existe negociação perdida. Tudo depende da estratégia utilizada.
                                       (História obtida das notas de aula do prof. Paulo Modenesi Martins)

Perceberam o poder de uma estratégia bem feita! O pai todo sabichão conseguiu casar o filho com a filha do Bill Gates e ainda arranjou de quebra um mega emprego para o guri. Isso é o que é uma estratégia boa, não é verdade? :)

Espero que tenha gostado da história.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário