sábado, 22 de junho de 2013

Porque Não Consigo Tirar Férias?

porque não consigo tirar ferias
Porque não consigo tirar ferias?
Desabafo de um empreendedor de sucesso.

Sou empresário há 15 anos. Tenho uma pequena empresa que construí a partir de visualização de uma oportunidade. Na ocasião tive muito mais coragem do que racionalidade. Uma vez decidido, arregacei a manga para transformar o meu sonho, onde investi tudo que tinha, em realidade. Na verdade se não desse certo eu não sei como seria daí para frente.

Naquela época havia trabalhado em uma empresa que não tinha nada a haver com o que faço hoje. Quando achava que as coisas andavam bem fui demitido em um momento que estava difícil encontrar emprego. Como eu tinha pouco estudo não conseguia me recolocar no mercado de trabalho. Daí como já tinha vontade de fazer algo para mim, tive a ideia de colocar uma pequena fabrica, de produtos que não fossem caros, mas que fossem muito consumidos e que não fossem estocáveis.  Por instinto ou intuição ou destino fiz a escolha por algo que acreditava que daria certo e lá estaria a minha realização.

Após esses anos todos reconheço que trabalhei e trabalho muito todos os dias. Sou o primeiro a chegar e sempre o último a sair. Preocupo-me com todo da minha empresa. Como vai a produção, como estão as vendas, como vão as compras, os fornecedores, os clientes, as finanças, os impostos em fim tudo.

Tenho dificuldade quando é necessário contratar um funcionário novo, decidir sobre ampliar ou não ampliar a produção, se coloco mais pessoas nas vendas ou se continuo com os meus antigos clientes. Vejo que atingi certo nível de vendas que garante a minha sobrevivência, porém por vezes tenho que tomar empréstimo para pagar o décimo terceiro dos funcionários.

Algumas vezes não consigo assumir contratos por ter capacidade de produção abaixo do exigido para o prazo dado.  Assim com todas essas dificuldades, durante todo esse tempo, não consegui tirar férias e sou um ausente para minha família. Entretanto, não consigo resolver essas questões que me afligem, e não sei passar um dia sem ter que trabalhar muito.  

Parei para pensar e então descobri que teria de buscar uma ajuda externa. Um consultor que trouxesse orientação para chegar as soluções dos meus problemas. O fato que para tomar essa decisão precisei ser ameaçado por minha esposa e filha de viver o resto da minha vida sozinho. Assim, mesmo sem querer, pois, minha experiência ao longo desse período com consultorias não foi muito boa. Quase sempre essas pessoas chegavam com soluções mirabolantes, apenas prometiam coisas, e levam meu dinheiro sem me dar nenhum resultado.

Mudei minha estratégia. Dessa vez tinha que dar certo. Tudo agora passou a ser uma questão de sobrevivência. De um lado eu tinha a minha empresa e do outro a minha família. E agora o que fazer? Eu estava decidido que não queria perder nenhum dos dois. Então pesquisei no mercado e encontrei uma empresa de consultoria que tinha que fornecia soluções mais simples e possíveis de serem aplicadas na minha empresa. Eu era capaz de reconhecer e que gostaria de ter na minha empresa funcionando de maneira organizada e sustentável. Foi daí que reconheci o quanto perdi em não ter procurado antes a ajuda certa.

porque não consigo tirar ferias
Família e Empreendedorismo

Hoje já não preciso ficar até tarde, tiro férias e viajo com a família, já não tenho que fazer empréstimos para pagar o décimo dos empregados. Estou mais feliz.  Tudo isso, não foi e não faz parte de nenhum milagre, chegamos a isso através de muito trabalho. Digo chegamos porque hoje os resultados obtidos na minha empresa já não são só meus. Compreendo que é resultado de todos, e essa foi a coisa mais importante que aprendi com a ajuda externa.

Espero que tenha gostado do início dessa história de empreendedorismo. Mais detalhes do que fizemos vamos contar nas nossas próximas postagens. Até mais J!

Nenhum comentário:

Postar um comentário