segunda-feira, 20 de maio de 2013

Como elaborar Mapas Mentais


Oi pessoal. Venho hoje mostrar uma técnica ou ferramenta muito interessante e eficaz para auxiliar a nossa compreensão e fixação de assuntos ou conceitos complexos, que se chama: Mapas Mentais. Essa técnica realmente funciona uma vez que segue a mesma estrutura de armazenamento de informações do nosso cérebro. Quando criança nós fomos instruídos a escrever ou anotar as coisas de forma linear em um caderno. Com o passar dos anos os pesquisadores descobriram que a melhor maneira de fazer anotações para ajudar na memorização e compreensão é a partir de um mapa mental, ou seja, informações postas em paralelo e não linear. Portanto os métodos de ensino tradicionais são arcaicos. Dezenas de alunos de todo o mundo estão fazendo anotações agora, escrevendo palavras linha por linha. No entanto, o cérebro não funciona dessa forma. Nós não armazenamos informações em colunas ou linhas bem feitas, mas sim em dendritos com disposição semelhantes a uma árvore. Assim o cérebro guarda mais facilmente informações por padrão e associação.

 Então porque não fazer anotações, ou seja, fazer um repositório de informações da mesma maneira que nosso cérebro faz. Para isso que utilizamos os Mapas Mentais. A técnica de elaboração de Mapas Mentais foi criada por TonyBuzan. Esse mesmo autor publicou um livro intitulado The Mind Map Book – Radian Thinking que é uma boa sugestão de leitura.

Vejam um exemplo da utilização de um Mapa Mental, criada por Tony Buzan e desenhada por Nancy Marqulies:
Mapas Mentais
Exemplo de Mapa Mental

1. O tema principal é sempre colocado no centro.

2. Sempre há um ramo principal para cada subtema.

3. Palavras simples são usadas e mais indicadas para cada conceito.

4. Onde possível cada conceito pode ser representado por um desenho ou imagem. 


A utilização por 30 minutos dos Mapas Mentais é um método muito interessante para quem necessita aprender e memorizar uma grande quantidade de informações e conceitos.

Espero que tenham gostado da postagem J

Em breve estarei gravando um vídeo mostrando como eu utilizo Mapas Mentais nos meus estudos e anotações. Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário