sábado, 1 de junho de 2013

Gestão de Riscos

gestao de riscos
Gestão de Riscos

Olá pessoal. Hoje irei comentar sobre uma das principais atitudes do homem moderno, que é a gestão de riscos. Há quem diga que um dos elementos que caracteriza o homem como ser racional e moderno é a habilidade de gerenciar riscos sejam eles quais forem. Portanto, desde sempre, para o nosso desenvolvimento e crescimento, fomos e somos obrigados a enfrentar ou encarar os riscos no meio em que vivemos.

Por sua vez gerenciar riscos está relacionado com o processo de planejamento, organização, direção e controle de recursos sejam eles humanos ou materiais.

No geral riscos são desvios do esperado em situações de incertezas. Os riscos quando negativos podem ser chamados de ameaças, já os riscos positivos podem ser chamados de oportunidades. O mundo em que vivemos é isso: um mar de ameaças e oportunidades. Portanto temos que identificar e aproveitar as oportunidades e ficar bem atentos e preparados para as ameaças existentes e potenciais. As incertezas do aparecimento das ameaças e oportunidades nos fazem mais cuidadosos e preparados.

Tudo na vida apresenta incertezas. Nesse mundo a única certeza que temos é a da morte (que atualmente é inevitável, não é verdade?). As incertezas são as fontes causadoras dos riscos. Algo engraçado é que nossa percepção de risco geralmente não está associada com incertezas. 
Por exemplo, vajamos o seguinte dilema:

Se você estivesse em um avião, sobrevoando uma área de terra, a uma altura significativa para uma queda livre sem chance de sobrevivência, e uma pessoa fizesse as seguintes perguntas a você: em que situação você estará correndo mais riscos? (a) você salta desse avião sem utilizar um paraquedas e nenhum outro equipamento que proteja da queda ou (b) se você saltar utilizando paraquedas adequados e alguns outros equipamentos de sobrevivência.

Gestão de riscos
Gestão de Riscos
Qual dessas alternativas de salto (“a” ou “b”) apresenta mais riscos pra você?
Se você escolheu a alternativa (b) como a mais arriscada, fez a escolha certa. Nesse caso você lembrou da relação entre riscos as incertezas. O que quero dizer com isso? Se fosse escolhida a alternativa (a) já teríamos total certeza do que iria acontecer com você, nesse caso a morte seria inevitável e certa. Portanto não há incertezas, mas sim a certeza de morte ao saltar do avião. Por outro lado, o salto na condição (b) está relacionado a várias incertezas, como a falha no acionamento do paraquedas, você pode entrar em pânico e não conseguir abrir na hora certa o paraquedas, as condições do vento podem atrapalhar, dentre outros. Nesse caso temos várias incertezas e, portanto, existem riscos no processo.

Deu pra entender, mais ou menos, o conceito de risco? Isso é muito importante para o processo de gestão dos riscos. Não se pode gerenciar o que não se conhece bem, não é verdade?

Em futuras postagens irei apresentar algumas ferramentas de gestão de riscos que podem ser aplicadas nos nossos negócios e até nas nossas vidas pessoais. Sabemos que toda forma de conhecimento tem que ser ampla, com a finalidade de aumentar o desempenho das nossas atividades sejam elas profissionais ou pessoais, e melhorar a nossa qualidade de vida.

Espero que tenham gostado J.

Até a próxima!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

O que é Cauda Longa?

o que é cauda longa
cauda longa

Oi pessoal, tudo bem? Hoje irei discutir sobre algo bastante importante para se entender várias coisas que acontecem ao nosso redor.

No corre-corre do mundo da internet sempre nos deparamos com alguns termos com nomes engraçados e aparentemente sem muito sentido.  Por exemplo, a palavra cauda longa que vem sendo utilizada com frequência no mundo da internet e empresarial. Por isso que decidi escrever essa postagem que tenta apresentar algumas informações e esclarecer dúvidas a respeito do que é cauda longa.

Vamos iniciar com as informações da maior enciclopédia digital do mundo, o site Wikipédia. Segundo informações desse site, cauda longa (do inglês long tail), foi popularizada por Chris Anderson em um artigo na revista Wired em outubro de 2004. Cauda longa é um termo utilizado na Estatística para identificar distribuições de dados como a curva de Pareto, onde o volume de dados é classificado de forma decrescente.

Pra quem não está familiarizado com alguns desses termos, isto é quem não gosta muito de matemática e estatística J (que não há nenhum problema nisso), vou explicar melhor. Começando com mais informações sobre a curva de Pareto conhecida também como curva 80-20, ou seja, 80% dos efeitos de uma determinada causa resultam em apenas 20% dos efeitos observados, ou vice versa. 
Um exemplo da nossa vida: se pararmos para pensar 80% de todo o nosso sucesso financeiro, amoroso, familiar, dentre outros, foram alcançados praticamente com escolhas de apenas 20% do total de alternativas que estava a nossa disposição (nesse caso as alternativas melhores para o nosso perfil). Isso quer dizer que são com poucas decisões corretas (ex.: 20 em um total de 100) que conseguimos a maioria dos nossos resultados bons. Isso é uma coisa boa, porque na nossa vida basta fazermos algumas “coisas certas” (pelo menos 20%) para que 80% de todo o nosso sucesso seja proveniente dessas “coisas certas”. Por outro lado, pode ser ruim, porque se escolhermos 20% de decisões “erradas”, isso já é suficiente para que as nossas vidas fiquem 80% prejudicada e mais difícil. Infelizmente isso pode acontecer, não é verdade?

o que e cauda longa?

Esse tipo de conceito é muito interessante e, ao mesmo tempo, importante para podermos ficar cientes e cautelosos com as nossas decisões. Sempre estamos diante de uma infinidade de alternativas e decisões a serem tomadas e, de acordo com o princípio de Pareto, escolhendo e tomando apenas 20% das alternativas e decisões “certas”, nossa vida já está 80% ajustada e bem encaminhada para o sucesso, seja qual for o conceito de sucesso para você.  

Em futuras postagens irei discutir mais sobre o que é cauda longa, e quais as implicações em várias situações e seguimentos, como: internet, riqueza, disseminação de informações, economia, vendas, marketing, dentre outros.

Espero que tenham gostado das informações. Vamos sempre ficar de olho nas escolhas que fazemos, pois como foi apresentado, apenas 20% delas podem direcionar nossas vidas tanto para o sucesso quanto para o fracasso.


Até a próxima!