sábado, 29 de junho de 2013

O Facebook Deixa Você Menos Feliz

o facebook deixa você menos feliz

E ai pessoal tudo bem? Hoje vou discutir sobre algo polêmico. Foram feitas várias pesquisas e foi descoberto que o Facebook deixa você menos feliz. Que coisa estranha não? Você imagina o porquê desse resultado? Em setembro do ano passado (2012) a revista superinteressante publicou uma matéria comentando esse fato. À medida que a rede social vai ganhando mais popularidade fica mais fácil para os pesquisadores justificarem essa afirmação.

Segundo a professora de estudos sociais do instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Sherry Tucker, as pessoas apresentam uma imagem editada perfeita de si mesmas nas redes sociais. Isso de fato é verdade uma vez que escolhemos as melhores fotos, nos melhores ângulos e ainda modificamos (por exemplo no Photoshop), pra melhorar nossa autoimagem. Esse tipo de marketing pessoal, nos torna pessoas mais artificiais em vários sentidos. Por exemplos, estamos criando uma imagem idealizada de nós mesmos, e ao mesmo tempo ficando tristes porque na verdade não somos como desejaríamos que fossemos. Infelizmente, na maioria das vezes, essa visão idealizada de nossa imagem continua mesmo quando não estamos utilizando o Facebook. No entanto quando nos damos conta da realidade aparecem os primeiros sintomas da tristeza e depressão.

Alguns psicólogos da Universidade Stanford, nos EUA, pediram a avaliação de 80 estudantes quanto às emoções de seus colegas durante duas semanas. Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria dos voluntários subestimaram a tristeza e superestimaram a alegria de seus amigos. Em outras palavras foram enganados pela “maquiagem” dos usuários no Facebook. “É razoável supor que postar no Facebook, onde as pessoas têm completo controle sobre a imagem que projetam, possa contribuir para esses erros de percepção emocional”, diz o psicólogo Alexander Jordan, um dos autores da pesquisa.

o facebook deixa você menos feliz

Em outro contexto, as redes sociais podem provocar efeito contrário e melhorar a vida de quem usa. Existem estudos mostrando que a utilização de redes sociais como, o Facebook, twitter, dentre outros, aproximam as pessoas aumentando o ciclo de contatos e amizades. Segundo a matéria da superinteressante uma pesquisa da universidade de Toronto constatou que hoje as pessoas têm mais amigos do que a dez anos. Isso de certa forma é uma coisa boa. Mesmo que seja de maneira virtual as pessoas mantém um relacionamento contínuo que é bastante enriquecedor do ponto de vista pessoal, familiar e profissional.

Uma coisa é certa, ainda estamos no início de tudo isso e tem muita coisa pra ser mudada e ampliada. Em um futuro próximo saberemos com mais segurança e exatidão os efeitos dessa nova forma de convivência e exposição no ambiente das redes sociais. Então não há porque se preocupar se o Facebook nos deixa ou não mais tristes. O importante mesmo é fazer as coisas como pensamos e viver de forma consciente. Aqui fica uma dica: devemos sempre buscar melhorar e aumentar nossas forças e reduzir ou eliminar nossas fraquezas. Tudo isso de forma continuada e cíclica porque é assim que nossas vidas funcionam.


Até a próxima J!