quarta-feira, 22 de maio de 2013

O Surgimento de Grandes ideias – Brainstorming



Olá pessoal! Hoje vou discutir sobre uma ferramenta muito importante e interessante, utilizada no mundo corporativo para se conseguir grandes ideias e solucionar problemas complexos. A ferramenta que me refiro chama-se Brainstorming (tempestade de ideias), que é mais do que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a sinergia de uma equipe.

Basicamente o Brainstorming possui três grandes partes: encontrar os fatos, gerar as ideias e encontrar as soluções. Seu funcionamento segue algumas premissas básicas, que são:
Primeiro define-se o problema que necessita de solução, depois seleciona-se um grupo de 6 a 12 pessoas. Esse grupo de pessoas começa a sugerir soluções diversas para o problema definido. As soluções sugeridas devem ser livres de criticas, ser criativas e em grande quantidade, com o objetivo de encorajar a geração de ideias adicionais para a construção e reconstrução sobre as ideias dos outros. Esse é um exemplo de ferramenta que utiliza o poder da cooperação de pensamentos. Os resultados são surpreendentes.

Podemos utilizar a ferramenta de mapas mentais para auxiliar no processo de brainstorming. Para mais detalhes sobre Mapas Mentais ver postagem - Mapas Mentais.
Não vamos esquecer que as grandes ideias não nascem prontas, muito pelo contrário: quando surgem, são conceitos ainda em sua infância, que prometem muito, mas ainda não conseguem ficar em pé sozinhas. O próximo passo então é colocar as ideias em prática e monitorar o seu crescimento e desenvolvimento.

Este é um exemplo de que as ferramentas que fazem uso do potencial de uma equipe são tendências para utilização na nova era de comunicação e disseminação de informações sem fronteiras de tempo e espaço. Isso porque duas ou mais pessoas pensando juntas vale mais do que milhares de pessoas pensando separadamente, esse é o efeito sinérgico da coisa.

Em breve o brainstorming será uma das ferramentas mais utilizada pelas grandes corporações geradoras de conteúdos realmente relevantes para humanidade. 

Espero que tenham gostado das informações. Qualquer coisa, você está convidado a deixar algum comentário.

Até a próxima J!

Nenhum comentário:

Postar um comentário