terça-feira, 14 de maio de 2013

Como ler um livro em apenas um dia?

Ser empreendedor dentre outras coisas é saber o que é melhor pra si. Todos nós temos desejos e vontades e sabemos das nossas limitações. Nós estamos acostumados com leituras de muitas coisas, como livros, jornais, revistas, blogs etc. Na verdade estamos fazendo filtros de informações em todo momento. Se pararmos para pensar só navegando na internet durante um dia o volume de informações adquiridas equivale a um livro completo.

Agora será que sabermos realmente ler ou adquirir informações de maneira eficiente e eficaz em um mar de informações que encontramos, por exemplo, apenas na internet? Muitos que são acostumados a ler jornais todos os dias conseguem absorver uma quantidade de informações muito grande fazendo um apanhado das informações que mais são interessantes para aquele dia. E porque não utilizar esse mesmo filtro de informações para a leitura de alguns livros. Parece mentira, mas existem pessoas que conseguem ler dois a três livros inteiros em um único dia. E o que elas fazem para conseguir isso é basicamente utilizar técnicas de leitura dinâmica associadas aos mesmos filtros de informações utilizados por leitores de jornais. Essas pessoas leem apenas o que elas acham que são relevantes, ou seja, algo que complementa as informações e conhecimentos que elas já possuem. É bom lembra que quanto mais conhecimento se tem, mais fácil e rápido se torna adquirir outros novos, pois o nosso cérebro trabalha com ativação e conexão de conhecimentos e informações antigas com conhecimentos e informações recentes.

Pois bem, deixando o blá blá blá de lado vou apresentar algumas dicas para agilizar a leitura de livros. Com essas dicas você pode facilmente ler um livro por dia dependendo da quantidade de horas dedicada ou da sua velocidade de leitura. O importante aqui é saber que ler um livro é basicamente planejar antecipadamente o que se quer adquirir ou absorver de um livro gerenciando um intervalo de tempo disponível.

As perguntas que ajudam no planejamento e gerenciamento da leitura são: Porque estou lendo isto? O que desejo tirar desse livro? Que nova informação desejo saber? Quanto tempo irei dedicar pra ler esse livro hoje?

Após responder essas perguntas vamos seguir algumas dicas para auxiliar nesse planejamento e gerenciamento do tempo de leitura de um livro em um dia:

1º) Faça uma leitura superficial das páginas do sumário, para obter uma ideia geral do livro.
2º) Alguns livros possuem introduções ou resumos dos pontos principais no início de cada capítulo, estes devem ser lidos com calma e atenção, pois as ideias chave para entender o restante dos capítulos estão nessas introduções ou resumos. Isso irá fazer com que você ganhe agilidade e consiga pular sem receio informações que já conhece ou acha irrelevante.
3º) A partir daqui você já deve ser capaz de encontrar a fórmula que rege o livro, todo livro possui uma J. Da mesma forma que se decifra o código de leitura de um jornal, podemos encontrar um código para a leitura de um livro específico.
4º) Leia os capítulos “obrigatórios” salientando os pontos chave com alguma marcação. Os capítulos obrigatórios são aqueles diretamente relacionados com o título do livro.
5º) Leia superficialmente os outros capítulos para lembrar dos pontos importantes, mais uma vez salientando informações chave. Uma vez que você já conhece o código do livro fica fácil encontrar as informações mais importantes para você.

Contudo, esses são os passos que eu utilizo para agilizar e aumentar meu rendimento em leituras de livros. Por exemplo, podemos até ler um romance que nos interessa dessa maneira apenas para entender a ideia ou mensagem do livro, por outro lado perdemos o prazer de uma leitura suave e continua que um livro bem escrito proporciona. Não é verdade?

Qualquer comentário com críticas e/ou elogios será bem vido.
A nossa vida é uma eterna aprendizagem ... o conhecimento é o principal combustível do ser humano.
Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário